Make your own free website on Tripod.com

 

 

 FAQ - TRT

Home Acima Hipersensibilidade Auditiva Processamento Auditivo Reabilitação Vestibular A Autora Motricidade Oral Audição Fonoaudiologia Clínica Integrada Proença Voz

 

Home
Acima

 

 

 

 

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HONNós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation "Health On the Net"

 

 

1. O zumbido significa que estou perdendo a audição?
Não. O zumbido pode estar presente em pessoas com audição totalmente normal. Percebe-se no entanto que ocorre mais em pessoas com perdas auditivas ou com história de doenças de ouvido e em idosos.

2. O zumbido pode estar relacionado a stress, depressão e ansiedade?
Em muitos casos, sim. Estas são doenças que devem ser tratadas logo que diagnosticadas. O tratamento facilitará o processo de habituação do zumbido (TRT) e trará melhor estado de saúde geral ao paciente.

3. O que é TRT – Tinnitus Retraining Therapy ?
Também chamada de Terapia de Habituação do Zumbido, foi desenvolvida pelo Dr. Pawel Jastreboff e o  Dr. Jonathan Hazell . Envolve uma série de avaliações auditivas específicas, várias sessões de orientação, uso de sons ambientais e em muitos casos uso de aparelhos de audição ou geradores de som . Não envolve indicação de remédios ou cirurgias.

4. O que são geradores de som?
São pequenos aparelhos colocados nas orelhas que emitem um som suave e constante. Há modelos que podem ser usados sobre a mesa, e não diretamente no ouvido.

5. O que significa habituar-se com o zumbido?
Ser capaz de ignorar o som do zumbido até o ponto em que ele deixa de ser percebido pela pessoa e deixa de ser incômodo. Isto é possível através do "treino" de partes do cérebro responsável por nossas respostas subconscientes.

6. Existe algum efeito colateral deste tratamento?
Não, nenhum.

7. Estou tomando remédios. Poderei continuar tomando-os?
Geralmente sim. Quem deverá avaliar os medicamentos tomados é o próprio médico. Em caso de dúvidas, o profissional que está aplicando TRT deverá entrar em contato com o médico, ou vice-versa.

8. A sessão de orientação é algum tipo de terapia psicológica?
Não. Nas sessões de orientação o paciente obterá informações sobre as causas e os fatores que envolvem o aparecimento e a persistência do zumbido, sobre as bases da TRT e formas de controlar o zumbido.

9. Quanto tempo demora o tratamento?
Em média, de 12 a 24 meses. Se as orientações forem seguidas o paciente perceberá melhora em menos de 6 meses.

10. A TRT é uma cura para o zumbido?
Com a TRT a pessoa deixa de se incomodar com o zumbido e até mesmo de percebê-lo em alguns momentos. Mesmo assim, será capaz de ouvir o zumbido se se concentrar nele. A TRT é um tratamento que diminui sensivelmente as reações provocadas pelo zumbido, não é uma cura.

11. Há alguma garantia de melhora com a TRT?
Não há garantias, mas ao longo de 11 anos do uso desta técnica nos Centros de Zumbido e Hiperacusia nos EUA e na Inglaterra 80% dos pacientes relataram melhora significativa.

12. Com que frequência o paciente tem que ir à Clinica/Centro para realizar o tratamento?
Após a primeira consulta (que demora aproximadamente 1 hora e meia), o paciente retornará em 3 meses para reavaliação e depois a cada 3 ou 6 meses para acompanhamento e realização de novos testes auditivos. É um tratamento que requer paciência e disciplina.

13. Qual é o custo do tratamento?
A TRT não tem cobertura dos planos de saúde. Além das consultas, em alguns casos é feita a indicação de uso de geradores de som ou de aparelhos auditivos. Os preços dos aparelhos variam de acordo com o modelo e a época, devido à variação do câmbio do dolar.
 

* Perguntas referentes à TRT adaptadas da FAQ do Dr. Jastreboff 

Home Comentários Mapa do Site Pesquisar Contato

Nenhuma das informações contidas nesta HomePage substituem o
atendimento clínico fonoaudiológico e/ou médico.

Copyright © 2004 Fonoaudiologia & Saúde
Última modificação: 09 February, 2004