Make your own free website on Tripod.com

 

 

 Fonoaudiologia

Home Zumbido Hipersensibilidade Auditiva Processamento Auditivo Reabilitação Vestibular A Autora Motricidade Oral Audição Fonoaudiologia Clínica Integrada Proença Voz

 

Home

 

 

 

 

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HONNós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation "Health On the Net"

 

 

A comunicação é fundamental em todas as fases do desenvolvimento do ser humano, da vida intra-uterina até a velhice. Através dela estabelecemos vínculos afetivos e sociais, aprendemos, ensinamos e exercemos nossas aptidões. Para tanto, fazemos uso da linguagem, dos órgãos da fala, da escrita, da voz e da audição.

A fonoaudiologia vem para favorecer todos esses aspectos da comunicação. Previne, avalia e trata as dificuldades de expressão e de audição, assim como aperfeiçoa e adequa a comunicação em função de necessidades pessoais ou profissionais.

Cuidar da comunicação é cuidar de si mesmo e da relação que temos com o outro.

O Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz.

Áreas de Atuação

É vastíssima a área de atuação do Fonoaudiólogo.

Na área de saúde encontramos o fonoaudiólgo inserido em ambulatórios, UBS (unidade básica de saúde), clínicas de especialidades e hospitais.

Na área de educação atua em instituições públicas e privadas, em creches, escolas de 1° e 2° graus, orientando pais e professores e auxiliando na elaboração de programas de alfabetização. Atua, ainda, como docente em cursos de graduação, pós-graduação e especialização em Fonoaudiologia.

Na área administrativa estrutura a atuação do fonoaudiólogo em suas respectivas especialidades e demanda populacional.

Em serviços de saúde ocupacional o fonoaudiólogo dá ainda orientações aos trabalhadores que sofrem ou correm risco de sofrer de doenças relacionadas ao trabalho, cuida da audição de funcionários expostos a risco auditivos (principalmente ruído) auxiliando na elaboração de programas de conservação auditiva, controle de ruído e realizando avaliações audiológicas. Os trabalhadores que usam a voz como instrumento de trabalho também são avaliados e recebem orientações sobre cuidados com a voz.

Nos meios de comunicação, artes e telemarketing e junto aos profissionais que têm a fala e a voz como instrumento de trabalho, a atuação do Fonoaudiólogo visa aprimorar os padrões de articulação, respiração, entonação, entre outros.

As entidades e associações de assistência a deficientes o foboaudiólogo está inserido em equipes multi-profissionais, realizando um valioso trabalho com pacientes portadores de deficiências auditiva, mental, física, e de distúrbios emocionais e neurológicos.

Outra atividade que desenvolve está relacionada às entidades de classe, trabalhando em prol dos interesses da profissão e da classe fonoaudiológica, dentro dos conselhos, sindicatos, associações e sociedades.

Links sugeridos

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª Região
Fonoaudiologia.com - p
ortal especializado em Fonoaudiologia

Home Comentários Mapa do Site Pesquisar Contato

Nenhuma das informações contidas nesta HomePage substituem o
atendimento clínico fonoaudiológico e/ou médico.

Copyright © 2004 Fonoaudiologia & Saúde
Última modificação: 09 February, 2004