Make your own free website on Tripod.com

 

 

 Hipersensibilidade Auditiva

Home Zumbido Hipersensibilidade Auditiva Processamento Auditivo Reabilitação Vestibular A Autora Motricidade Oral Audição Fonoaudiologia Clínica Integrada Proença Voz

 

Home

 

 

 

 

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HONNós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation "Health On the Net"

 

 

Alguns indivíduos apresentam uma sensibilidade auditiva excessiva que os tornam intolerantes a certos sons, mesmo em níveis baixos de pressão sonora. Quando em grau severo, a hipersensibilidade a sons pode ter efeitos devastadores na qualidade de vida do indivíduo. Qualquer atividade diária com um mínimo de exposição sonora pode ser afetada ou até impossibilitada pela hipersensibilidade, como por exemplo: trabalho, vida social (restaurantes, concertos, cinema), compras, eventos esportivos, dirigir, afazeres domésticos, cuidar de crianças, ir a igreja e outros.

Infelizmente, a hipersensibilidade a sons é pouco conhecida e até desvalorizada por grande parte dos médicos e fonoaudiólogos e, neste caso, o maior prejudicado é o paciente. Não existem dados sobre a prevalência de hipersensibilidade a sons na população geral e ainda são poucas as pesquisas sobre sua ocorrência  em associação com o zumbido ou a perda auditiva.

O estudo separado de cada tipo de hipersensibilidade a sons permitirá uma melhor compreensão do paciente e a adoção de tratamentos específicos.

Tipos de Hipersensibilidade a Sons

Hiperacusia

É a tolerância reduzida a sons, mesmo em intensidade moderada. Neste caso o indivíduo apresenta uma reação intensa e anormal das vias auditivas a sons comuns do meio ambiente, como o som de abrir e fechar uma janela, o som de uma torneira aberta, do funcionamento do computador, do tilintar do garfo no prato, por exemplo, devido a uma alteração no processamento auditivo central. Os limiares de audição não diferem dos limiares de indivíduos normais e, ao contrário do que sugere o nome, indivíduos com hiperacusia não ouvem mais que outras pessoas com audição normal.

Misofonia

É a resposta emocional ou condicionada associada a aversão ou desprazer à exposição a alguns tipos de som. Ocorre uma reação desproporcional do sistema límbico e do sistema nervoso autônomo sem que tenha ocorrido uma ativação intensa anormal do sistema auditivo, em decorrência de um aumento na conexão entre os sistemas auditivo e límbico. É interessante observar que nestes casos o indivíduo pode relatar total aversão à música da boate que fica ao lado de sua casa mas gostar de ouvir música em casa, por exemplo. 

Fonofobia

É o medo da exposição sonora.

Tratamento

Apesar de ainda pouco conhecidas, as hipersensibilidades a sons podem ser tratadas com o mesmo método que promove a habituação do zumbido, a TRT - Tinnitus Retraining Therapy, ou Terapia de Habituação do Zumbido.

Links Sugeridos

Hyperacusis Network (em inglês)

Home Comentários Mapa do Site Pesquisar Contato

Nenhuma das informações contidas nesta HomePage substituem o
atendimento clínico fonoaudiológico e/ou médico.

Copyright © 2004 Fonoaudiologia & Saúde
Última modificação: 09 fevereiro, 2004