Make your own free website on Tripod.com

 

 

 Sessões de Orientação

Home Acima Hipersensibilidade Auditiva Processamento Auditivo Reabilitação Vestibular A Autora Motricidade Oral Audição Fonoaudiologia Clínica Integrada Proença Voz

 

Home
Acima

 

 

 

 

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HONNós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation "Health On the Net"

 

 

As sessões de orientação fazem parte da Terapia de Habituação do Zumbido (TRT) e são de fundamental importância para obtenção de bons resultados na habituação do zumbido.

Sabemos que o sistema límbico, que regula as emoções, interfere na maneira como relacionamos o zumbido a sensações positvas ou negativas, a situações inofensivas ou perigosas e determina os sentimentos de prazer, indiferença, desprazer, ou até mesmo de pânico que podem acompanhar qualquer percepção auditiva e, inclusive, a percepção do zumbido. Em outras palavras, o tipo de sensação que a pessoa terá quando ouvir o zumnbido depende do tipo de associação emocional que foi feita (na maioria das vezes, inconscientemente). Isso explica porque muitas das pessoas que têm zumbido não se incomodam com ele, enquanto outras se incomodam profundamente com ele e não conseguem deixar de prestar atenção nele.

A percepção do zumbido tende a se intesificar quando a pessoa se concentram nele (para monitorá-lo), ou seja, ele parece ficar alto, pois nossas vias auditivas centrais são capazes de amplificar um som que seja classificado pelo cérebro como importante. Quanto mais forte é a percepção do zumbido, maior o incômodo, mais fortes as ligações com o sistema límbico e, assim, forma-se um círculo vicioso  que perpetua e agrava a percepção do zumbido e o incômodo com ele...

Uma das chaves para quebrar esse círculo vicioso e provocar a habituação do zumbido é separar o mesmo das associações negativas! Como? Desmistificando o zumbido, aprendendo noções de anatomia e do funcionamento da audição e do zumbido e das bases neurofisiológicas da TRT e desassociando-o dos medos até o ponto em que o zumbido realmente passa a ser decodificado pelo cérebro como um sem importância.

Nessas sessões o paciente também recebe orientações sobre o enriquecimento sonoro e uso de aparelhos, quando indicados.

É fundamental que o paciente compreenda a natureza de seu problema para então reaprender a lidar com o zumbido e promover sua habituação.

Home Comentários Mapa do Site Pesquisar Contato

Nenhuma das informações contidas nesta HomePage substituem o
atendimento clínico fonoaudiológico e/ou médico.

Copyright © 2004 Fonoaudiologia & Saúde
Última modificação: 09 February, 2004