Make your own free website on Tripod.com

 

 

 Tratamentos

Home Acima Hipersensibilidade Auditiva Processamento Auditivo Reabilitação Vestibular A Autora Motricidade Oral Audição Fonoaudiologia Clínica Integrada Proença Voz

 

Home
Acima

 

 

 

 

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HONNós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation "Health On the Net"

 

 

Aqui você encontrará dados sobre diversas pesquisas que foram realizadas com o intuito de verificar a efetividade dos principais tratamentos do zumbido.

bullet

Medicamentos: ainda não foi encontrado nenhum medicamento único, específico e seguro para o tratamento do zumbido, pois o zumbido não é uma doença, e sim um sintoma que pode ter muitas causas. Os medicamentos mais usados são os seguintes: sedativos, anti-convulsivantes, bloqueadores da cadeia de cálcio e Ginkgo Biloba e anestésicos locais (aplicação endovenosa da Lidocaína).

bullet

Cirurgias: podem ser indicadas quando o sintoma está associado a doenças tratáveis cirurgicamente, tais como otosclerose, neurinoma do acústico, glômus da jugular, Síndrome de Menière e outras.

bullet

TRT: mostrou os melhores índices de melhora do zumbido, 80% em pesquisas feitas no decorrer dos anos 90 no Hyperacusis and Tinnitus Center of the Maryland University at Baltimore. Não é uma cura, mas no momento é o melhor método existente para diminuir efetivamente o desconforto causado pelo zumbido. Não apresenta efeitos colaterais, pode ser aplicada em todos os tipos de paciente, remove ou ameniza o incômodo causado pelo zumbido e em 20% dos casos até bloqueia temporariamente a percepção do sintoma. A duração do tratamento é de 18 a 24 meses e não exige visitas constantes ao profissional.

bullet

Tratamento das Disfunções Temporo-Mandibulares (ATM): Ainda existem controvérsias sobre a correlação entre disfunções de ATM e zumbido. No entanto, sabe-se que a coexistência dos dois problemas é comum.

bullet

Supressão Elétrica: a estimulação elétrica da cóclea parece atenuar o zumbido de alguns pacientes, mas não vem sendo muito usada.

bullet

Acupuntura: embora a melhora do zumbido não tenha sido ainda comprovada com o uso da técnica, a acupuntura pode ajudar na diminuição do estresse e da ansiedade, comuns nos casos de zumbido. Pode ser coadjuvante da Terapia de Habituação do Zumbido (TRT).

bullet

Hipnose e Biofeedback: apresenta resultados satisfatórios na diminuição do estresse e da ansiedade, mas os resultados diretos sobre o zumbido são controversos. Recomendado para complementar a TRT.

bullet

Terapia de Oxigênio Hiperbárico: usada na Alemanha em casos de surdez súbida e zumbido agudo, tem resultados variáveis e pouco duradouros.

Home Comentários Mapa do Site Pesquisar Contato

Nenhuma das informações contidas nesta HomePage substituem o
atendimento clínico fonoaudiológico e/ou médico.

Copyright © 2004 Fonoaudiologia & Saúde
Última modificação: 09 February, 2004