Make your own free website on Tripod.com

 

 

 Velhice

Home Acima Zumbido Hipersensibilidade Auditiva Processamento Auditivo Reabilitação Vestibular A Autora Motricidade Oral Audição Fonoaudiologia Voz

 

Home
Acima

 

 

 

 

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HONNós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation "Health On the Net"

 

 

Contribuição da psicóloga Márcia Peres Vieira
CRP 06/62439-2

 

A velhice é considerada a terceira idade da vida humana, e essa terceira idade  oscila entre o fim da idade adulta média até a declaração, isto é, a confirmação da velhice.

Biologicamente a velhice é a etapa da vida caracterizada pela queda de força e degeneração do organismo. Mastambém implicações sociais e psicológicas que influenciam no desenrolar da velhice e que raramente são levados em conta.

A interação entre os indivíduos na idade adulta é mais motivada pela regulação da emoção e menos motivada pela possibilidade de obtenção de informação.

Uma das teorias que explicam a redução das interações sociais na velhice, é a Teoria da Atividade ela presume que os idosos desejam manter contatos sociais, mas que são prejudicados pelas barreiras físicas e sociais impostas pela sociedade. Essa teoria sustenta ainda, que a diminuição na freqüência de interação é sintomática de problemas e pressões, e ocorre independentemente das necessidades e dos desejos dos idosos.

As recentes tentativas de se entender sobre o envelhecimento focalizam a sabedoria, a felicidade e o controle.

Embora não havendo dúvidas de que alguns idosos precisam de assistência de suas redes sociais, há sugestão de que eles não necessitam de mais assistência que os membros mais jovens da rede social. Outro fator é que algumas dependências em idosos parecem ser produto de scripts sociais que exigem determinado comportamento dependente.

Assim a velhice é mais um período pelo qual todo ser humano saudável deve passar.

É um longo processo, este depende das vivências pelo qual passa cada indivíduo, que, na velhice se mostrará mais evidente, pois as emoções estão definidas.

Bibliografia

 

NÉRI, ANITA LIBERALESCO (ORG) __ PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO,  coleção Viva Idade.Ed. Papirus __ 1995.

 

ROSA, MERVAL __ PSICOLOGIA EVOLUTIVA. Psicologia da Idade Adulta. Vol.4.7 edição. Ed. Vozes __ 1994.

 

SEARS, ROBERT & Feldman __ AS SETE IDADES DO HOMEM. Ed. Zahar __1991.

                                                                                 

Home Comentários Mapa do Site Pesquisar Contato

Nenhuma das informações contidas nesta HomePage substituem o
atendimento clínico fonoaudiológico e/ou médico.

Copyright © 2004 Fonoaudiologia & Saúde
Última modificação: 09 February, 2004